Qual a origem da mascote Eddie?
No início a mascote Eddie (the head, ou a caveira) era apenas uma grande máscara que ficava no fundo do palco nos primeiros concertos, ao lado do logótipo da banda. A grande cabeça era ligada a uma bomba de ar que fazia com que ela fosse capaz de cuspir líquidos que banhavam Doug Sampson, Clive Burr ou quem quer que fosse o baterista. Os fãs deram ao boneco o nome de Eddie The Head, apelido baseado em uma piada bastante conhecida:
"Um menino chamado Eddie havia nascido sem braços, sem pernas e sem tronco, sendo apenas uma cabeça. Apesar de sua horrível deformidade os pais gostavam muito dele, cuidavam bem dele e davam-lhe sempre presentes. Quando Eddie fez 16 anos um médico informou os pais que podia dar-lhe um corpo. Os pais ficaram felizes porque o filho ia finalmente ter um corpo e seria uma pessoa normal. Ao chegarem a casa, muito excitados, disseram ao filho "Temos uma surpresa para ti... o melhor presente de todos" ao que Eddie respondeu "Oh não... já sei... outra porcaria de chapéu..." |
A cabeça no fundo do palco tornou-se marca registrada da banda e a quando da assinatura do contrato com a EMI o ilustrador Derek Riggs foi contratado para dar um corpo ao Eddie. A primeira aparição do simpático zumbi foi na capa do single Running Free. Mais tarde a máscara simples no fundo do palco foi substituída por bonecos cada vez maiores que chegam a dezenas de metros de altura e possuem movimentos. Além disso um Eddie de 3 metros de altura (uma pessoa mascarada) costuma participar durante alguns minutos em todos os concertos da banda. |
A última grande polémica em o Eddie se meteu até o momento foi uma imagem promocional em que ele aparece a segurar a cabeça arrancada de Ozzy Osbourne, uma alusão à célebre cena em que Ozzy arrancou às dentadas a cabeça de um morcego em pleno palco. Os fãs do grupo não gostaram da piada e o grupo teve de tirar a imagem de circulação.
Um facto curioso (entre tantos outros) sobre as capas dos discos e sobre Eddie, é que a maioria das capas apresenta uma ordem cronológica. A partir da capa de Piece of Mind, por exemplo, Eddie teve o cabelo rapado e foi lobotomizado, teve a cabeça aberta e depois fechada com alguns parafusos. Os parafusos aparecem em praticamente todas as gravuras a partir de então.Na capa de Powerslave, Eddie é sepultado numa grande pirâmide (Powerslave) e ressuscita (Live After Death), além de outras importantes capas. Já na capa do single Two Minutes to Midnight o Eddie aparece com um tapa-olho como se tivesse perdido um lado da visão e nas capas seguintes o olho que falta é substituído por um olho biônico (a partir da capa de Somewhere in Time).
Uma curiosidade pouco notada... na lápide da gravura do álbum Live After Death consta o nome verdadeiro do Eddie Numa lápide da sua sepultura estava escrito, juntamente com um texto de H. P. Lovercraft, Edward T. Head (Edward A Cabeça).
Ao longo dos anos as mudanças físicas de Eddie não pararam, no palco o seu boneco ia se tornando cada vez mais alto e sofisticado. Na época de "Somewhere In Time", ele mudou bastante, tinha um visual estilo Exterminador do Futuro. Essa transformação culminou com a reformulação total da parte inferior do corpo de Eddie em "Seventh Son Of A Seventh Son".
Principalmente a partir do início da década de 90 os fãs e os próprios Iron Maiden começaram a ficar insatisfeitos com a forma e a maneira que Derek desenhava. Um dos poucos desenhos dessa época que se igualavam aos antigos é a capa do single "Bring Your Daughter To The Slaughter". Por isso o grupo começou a deixar alguns dos desenhos a cargo de outros artistas, a capa do álbum "Fear Of The Dark" foi feita por Melvyn Grant. Para "The X Factor", Hugh Syme criou um Eddie totalmente gerado por computador, mas as reacções adversas por parte da maioria dos fãs trouxeram Derek Riggs de volta para elaborar as capas de "Vírus" e "The Best of the Beast".
As ilustrações das capas e as novas aparições de Eddie são sempre tão aguardadas quanto as novas músicas. Eddie atingiu o top em "Ed Hunter", um espectacular jogo de computador criado pela Synthetic Dimensions em que ele é a estrela.
0 Comentraios:
Postar um comentário